
O Grupo Desportivo Dias Ferreira foi a equipa mais forte na 1ª divisão do Campeonato Nacional de Xadrez e conquistou o seu segundo título nacional na prova que decorreu na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, na Maia, colocando um ponto final no domínio ao longo de três anos consecutivos da Academia de Xadrez de Gaia.
Numa competição de altíssimo nível, os matosinhenses demonstraram ser a equipa mais forte e alcançaram umas impressionantes oito vitórias nas nove rondas disputadas, terminando com um total de 25 pontos conquistados.
Além desta fantástica prestação colectiva, a nível individual o xadrezista Jorge Ferreira demonstrou ser um jogador ímpar a nível nacional e conquistou o mais importante grau de excelência atribuído a um xadrezista, o título de Grande Mestre.
Escola de Xadrez do Porto conquista 2ª e 3ª divisão do Campeonato Nacional de Xadrez
Já nas provas relativas à 2ª e à 3ª divisão do Campeonato Nacional de Xadrez foram os matosinhenses da Escola de Xadrez do Porto que estiveram em grande destaque, vencendo os dois títulos e garantindo a subida à principal divisão do xadrez português.
Na 2ª divisão, um empate frente à Académica de Coimbra (2-2) e uma vitória contra a A.XAT, de Montemor-o-Novo, valeram aos matosinhenses o título de Campeões Nacionais.
Já a conquista do título na 3ª divisão do Campeonato Nacional de Xadrez foi mais difícil, com a Escola de Xadrez do Porto a perder por 3,5-0,5 com os Ferroviários do Barreiro e a vencer a Casa do Povo do Bombarral por 3-1, beneficiando, depois, da combinações de resultados para se sagrar campeã.