
O último fim de semana ficou marcado por uma forte presença dos karatecas matosinhenses em duas importantes competições nacionais da modalidade, com a realização do 27º Campeonato Nacional de Séniores, em Paredes, e com o XXV Open Internacional de Vila das Aves, prova que decorreu no mesmo local devido a obras no pavilhão localizado no concelho de Santo Tirso.
Os primeiros matosinhenses a entrarem no tatami foram os mais velhos, para participarem no 27º Campeonato Nacional de Séniores, competição que decorreu no Pavilhão Rota dos Móveis, em Paredes, e que acolheu os melhores competidores nacionais da actualidade naquele escalão, com o grande destaque nesta prova a recair em Patricia Esparteiro, tendo a atleta do Wolfpack Padrão da Légua subido ao lugar mais alto do pódio na prova de kata feminino e conquistado um impressionante 13º título de campeã nacional de karaté.
De Paredes vieram mais duas medalhas de bronze, sublimemente conquistadas por Flávio Cunha (SKAD Sta. Cruz do Bispo) e por Vitor Veiga (CNKD Sra. da Hora) nas provas de kumite masculino -67kg e kumite masculino +84kg, respectivamente.
Ainda na mesma prova, Pedro Carvalho marcou presença neste Campeonato Nacional de Karaté Séniores quando ainda é Júnior e esteve na disputa pelas medalhas, perdendo o acesso ao pódio no derradeiro combate frente a André Vieira, um atleta que conta com um enorme palmarés na modalidade e que relegou o matosinhense para a quinta posição.
Depois do Campeonato Nacional de Séniores, no sábado, foi a vez do XXV Open Internacional de Vila das Aves, no domingo, acolher um grande número de karatecas, nacionais e internacionais, distribuídos por vários escalões etários, competição onde voltaram a marcar presença alguns karatecas matosinhenses e com a obtenção de lugares de destaque.
Numa prova marcada pela estreia de um novo regulamento de avaliação da performance dos competidores, Carlos Costa e Gustavo Ramos, colegas de equipa no CNKD Sra. Da Hora, conquistaram o primeiro lugar nas provas de kumite seniores -67kg e kumite seniores -75kg, respectivamente, com Pedro Carvalho a ser o grande vencedor na prova de kata junior masculino e Mónica Carvalho, do Leixões SC, a ser a melhor em kumite junior feminino -53kg.
Em representação do CKGP do Porto estiveram os matosinhenses Márcio Silva e Anamar Ferreira, com o primeiro a conquistar uma honrosa medalha de bronze em kata juvenis masculinos, e com a segunda a ser quinta classificada na prova de kata iniciados femininos, eles que estão a participar pela primeira vez nos seus escalões etários, o que deixa antever um futuro risonho para ambos.