
Numa competição marcada pelas dificuldades em realizar grande parte das regatas calendarizadas para o Campeonato Nacional de Juniores e Absolutos de Vela, que decorreu na Figueira da Foz, dos quatro dias programados em apenas um deles foi possível realizar as regatas, e aí a numerosa armada composta por 31 velejadores do Clube de Vela Atlântico (CVA) mostrou todas as suas qualidades e alcançou quatro títulos nacionais, aos quais se juntaram duas medalhas de prata e outra de bronze.
Na Classe 420, os irmãos Diogo e Pedro Costa voltaram a mostrar a sua categoria, eles que se encontram, actualmente, num nível superior ao da concorrência e só por mero azar não vencem as provas nacionais em que participam. Além deste título em Absolutos masculinos, juntou-se o título para Mafalda Pires de Lima e Ana Luisa Magalhães em Absolutos e Juniores femininos (6ªs geral) e o título da dupla Francisco Maia e Rui Oliveira nos Juniores (4ºs geral). Estas últimas duplas garantiram ainda a qualificação para representarem Portugal no Campeonato Mundial da Juventude de Vela.
A Classe Laser 4.7 foi totalmente dominada pelos velejadores matosinhenses ao assegurarem as três posições do pódio. Miguel Rouxinol sagrou-se Campeão de Portugal, sendo acompanhado pelos seus colegas de equipa João Ilhão, na segunda posição, e Manuel Guimarães no lugar mais baixo do pódio. Destaque ainda para Gonçalo Peixoto que se colocou no 8º posto da classificação final.
Por fim, na Classe Laser Radial foi Tomás Pires de Lima a subir ao segundo lugar do pódio nos Juniores, depois de uma excelente prova onde foi 4º da classificação geral.