Grimag

  • Notícias
    • Opiniões
    • Eventos
    • Clipping
  • Clubes
  • Instalações
  • Galeria
    • Fotos
    • Videos
  • Quem Somos
    • Parceiros
  • Contactos

Andebol, um jogo em constante evolução

A RTP Memória proporciona-nos ocasionalmente a possibilidade de visionamento de jogos de Andebol do final dos anos 80 até meados/finais dos anos 90 e facilmente se constata que a modalidade sofreu uma grande evolução desde então até aos dias que correm.

Claro que um dos fatores primordiais foi a alteração de algumas das regras de jogo que per309654_295198867172761_1370586045_n evolução andebolmitiram que o jogo se tornasse mais veloz, dinâmico e intenso.

Apesar de eu efetuar esta reflexão comparativa apenas em jogos disputados em competições portuguesas pode facilmente tirar-se as seguintes conclusões relativamente ao jogo:

Nos anos 80/90 observamos…

… um jogo pouco dinâmico;

… uma intensidade baixa e com ritmo algo lento;

… defesas pouco agressivas (no bom sentido);

… defesas sobretudo fechadas e bastante estanques (normalmente 6:0 bem encostado aos 6 metros);

… transições ofensivas sobretudo “na certa”, ou seja, em Contra-Ataque Direto;

… ataques na maioria des vezes lentos e pouco dinâmicos;

… ataques a depender essencialmente das ideias do jogador central e com laterais atiradores sobretudo com remates exteriores;

… algumas/poucas combinações ofensivas sobretudo exteriores e com base em cruzamentos.

Atualmente constatamos que o jogo se tornou…

… dinâmico, disputado a grande velocidade;

… intenso e com ritmos elevados;

… agressivo defensivamente com grande mobilidade defensiva e antecipando-se inclusivamente ao ataque adversário;

… bastante móvel defensivamente com defesas abertas e fechadas e com alternância de sistemas defensivos ao longo do jogo;

… fundamentalmente num jogo veloz com grande aproveitamento das transições para o ataque com ataques rápidos, contra-ataques diretos e/ou apoiados;

… bastante dinâmico em termos ofensivos com circulação de bola lenta num primeiro momento e rápida num segundo (alternância de ritmos), com várias trocas de posicionamento entre os atacantes;

… não só dependente das ideias do jogador central, que continua a liderar as ações ofensivas, mas também de todos os elementos da equipa que tomam iniciativas para finalizar os ataques com sucesso seja na 1ª linha ou na 2ª linha;

… de constantes combinações ofensivas interiores ou exteriores onde participam todos os jogadores em diferentes sequências ofensivas e onde já se inclui também, por vezes, o guarda-redes avançado.

É precisamente neste último elemento – o Guarda-Redes – onde ainda assim não noto grandes diferenças, muito porque nesse tempo Portugal tinha nas suas equipas guardiões que ainda hoje são as grandes referências das balizas portuguesas. A qualidade de nomes como Carlos Silva, Miguel Fernandes, Carlos Ferreira ou Paulo Morgado ajudam a camuflar as prováveis carências de treino neste setor naquelas épocas.

Quero, no entanto, salvaguardar que estas diferenças observadas nada têm a ver com a qualidade dos jogadores da época, até porque nestes anos jogavam em Portugal vários jogadores estrangeiros de qualidade e muitos talentos como são os casos de Luís Graça ou Paulo Bunze que se encontram na foto que documenta este artigo. Simplesmente o tempo era diferente e o Andebol era também praticado de forma diferente.

Convido o leitor menos atento a experienciar a situação que aqui exponho: observar um jogo de andebol de há 20/25 anos atrás e fazer uma crítica comparativa com um jogo atual e constatar as diferenças que aqui apontei.

Aproveito também para desejar um fantástico 2016!

Foto: Paulo Bunze/facebook

 

Jan 8, 2016André Sales
Jovens do CALE em destaque no Feira Handball Cup 2015Além da Dança, escola Eu Danço aposta no canto para todos
Janeiro 8, 2016
Próximos Eventos
  • Sáb
    21
    Abr
    2018

    Matosinhos Fight Night

    21:00
  • Dom
    22
    Abr
    2018

    Meia Maratona de Matosinhos

    10:00
  • Qua
    25
    Abr
    2018

    41ª Corrida da Liberdade

    09:00
Todos os eventos
Assine a Newsletter

Partilhar este portal
0
GooglePlus
0
Facebook
0
Twitter
Siga-nos no Facebook
Siga-nos no Twitter
Tweets de @DespMatosinhos
Contacte-nos

Telefone:
966 438 769

Email: geral@desportomatosinhos.pt

logo
Acesso Rápido
Início
Clubes
Instalações
© Copyright 2014 Desporto Matosinhos. Todos os direitos reservados.
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma experiência mais personalizada. Ao navegar está a permitir a sua utilização. Saiba mais.